Histerossalpingografia, Eu fiz!

Boa tarde Mamys

Acabo de chegar no escritório e vim correndo para o Blog contar a minha experiência com a histerossalpingografia. 

Antes de fazer essa exame li muitos relatos terríveis e outros tranquilos, com certeza a percepção de dor varia de ser humano para ser humano, mas acredito que a técnica utilizada, o profissional e o preparo sejam fundamentais para que o mesmo transcorra tranquilo.

Primeiro lugar busque referências sobre onde fazer, seu médico pode lhe ajudar. Em São Paulo super recomendo o Cura Laboratórios (fiz a histeroscopia lá e agora a histerossalpingografia), pela estrutura no antes, durante e depois do exame. E recomendo também o Dr Daniel, já explico porque.

O que é o exame:

A histerossalpingografia nada mais é do que um raio-x contrastado da cavidade uterina e de suas tubas. Ele é realizado em série, com a injeção de um líquido (contraste iodado) através do orifício do colo do útero, com o auxílio de um catéter (sonda) fino. 
É um dos exames mais antigos existentes na rotina da investigação do casal infértil, sendo utilizado há praticamente um século. Apesar de tão antigo, ainda é o melhor para avaliar a anatomia das tubas uterinas, não existindo outro exame que possa nos dar a mesma qualidade de informação sobre esta estrutura.
A histerossalpingografia tem como principal objetivo avaliar a morfologia das tubas uterinas e, através desta análise, inferir sobre sua função reprodutiva. Pode também oferecer dados sobre a anatomia uterina, como a presença de mal-formações Müllerianas (útero bicorno, unicorno, septado etc), presença de pólipos ou miomas e sinéquias uterinas. 
O resultado do exame é um verdadeiro divisor de águas entre os tratamentos. Se estiver normal, os tratamentos podem ser de menor complexidade ("in vivo"), mas caso tenha alterações, devemos partir para os procedimentos mais complexos ("in vitro"). 

Cuidados ao realizar o exame:

A histerossalpingografia deve ser realizada em uma fase específica do ciclo menstrual, previamente à ovulação e logo após o término da menstruação, ou seja, algo como entre os dias 6 e 12 do ciclo menstrual.
Deve ser feita uma limpeza do intestino previamente, que pode ser obtida com o auxílio de laxantes no dia anterior ao da realização do exame. Isso serve para retirar os gases e fezes da região pélvica, visando melhorar a qualidade das imagens e a sua interpretação. Podem ser utilizados anti-inflamatórios ou anti-espasmódicos 30 minutos antes de realizar o exame, para prevenir a ocorrência de dores durante sua realização.
É muito importante que o médico examinador seja especializado na realização deste exame.
Um bom laboratório ou clínica também ser preferido, pois se existir um aparelho chamado de radioscópio, o exame é muito mais facilmente realizado e com melhor qualidade das imagens.
Não deve ser utilizada uma pinça para pinçar o colo do útero, chamada de Pozzie. Esta pinça causa dor e contração muscular, fechando a saída das tubas e confundindo quem analisa os resultados.
Da mesma forma, o contraste deve ser aquecido, para evitar a contração uterina.
O catéter a ser inserido no colo do útero deve ser flexível e bem fino

Fonte: www.bebedeproveta.net


Meu exame estava marcado para as 10h20 cheguei como solicitado meia hora antes. Fiz todo o preparo acima mencionado mas fui tranquila pois esse exame é fundamental para decidir qual tratamento deverá ser utilizado.
Fui atendida por uma enfermeira que me conduziu até o vestiário deu-me um avental, dois protetores para os pés e orientou-me sobre como seria o exame, preenchi duas fichas e então fui conduzida a outra sala, o aparelho de raio x é gigantesco e impressiona. Então fui apresentada a uma outra profissional especializada na condução do exame, mas antes fiquei na posição deitada foram tiradas duas radiografias de lado (de cada lado) e de frente.  Então a enfermeira do primeiro atendimento me colocou na posição ginecológica cobriu-me e então Dr Daniel entrou na sala. Conversamos rapidamente, me explicou como seria o exame (introduz o espectro, por ele é passado um líquido, depois introduzir a sonda com o catéter onde será transportado o contraste para evidenciar as imagens no raio x), o que era esperado (um pequeno desconforto, na hora de pôr o espectro, na hora de pôr a sonda, na hora de transportar o contraste), depois, tiraria mais duas radiografias (igual ao início do procedimento), então descansaria dois minutos, me vestiria, comeria uma lanche, andaria um pouco e retornaria após 20 min, para repetir as duas radiografias iniciais (já vestida para ir embora) apenas para se certificar de que o exame está finalizado.

Na prática: Dr Daniel, foi tão delicado que mal senti a colocação do espectro; Na hora de por a sonda com cateter senti um pequeno desconforto (segundos); Na hora de transportar o contraste, ele pediu-me para inspirar bem fundo pelo nariz e expirar pela boca, e funcionou pois NADA SENTI. 

É esperado um sangramento hoje e amanhã, e cólicas leves pois o organismo expelirá o contraste, mas até agora NADA.

Enfim, minha experiência foi MUITO TRANQUILA, procurei não me influenciar pelos relatos terríveis que li,  e sim focar que esse exame seria um divisor de água quanto a qual procedimento seguir, busquei referência de onde fazer e tudo correu bem!

O melhor: Minhas trompas estão mais que normais "prontas para conceber meu milagre", estou muito feliz, isso só confirma que meu médico tinha razão de que posso engravidar naturalmente, por IA ou FIV, tudo está ao meu favor, agora é só esperar a Miss chegar.

Tenho consulta na terça-feira para levar esse exame e definir o que farei, quanto farei, se induzirei a visita da Miss, ou esperarei e se esperar por quanto tempo. Afinal já completei seis meses - estou com saudades Miss, seja bem vinda!!!!

32 comentários:

Mima. disse...

Val, qdo vi o título vim correndo ler. Fico feliz pelo exame ter sido indolor e estar tudo bem contigo!!! Aêeeeeeee!!!
Amei a forma esclarecedora q vc falou da sua experiência com este exame. rsrs Mês q vem com fé em Deus farei e espero q tb dê tudo certo!!
E que venha nossos babies!!

bjos,

Sonho de ser mãe disse...

Glória a DEUS amiga,VAI DAR TUDO CERTO EM NOME DE JESUS!!!BJÃO

Rose disse...

Val....otima explicação...em meu blog tbm relato passo a passo como foi... e foi exatamente assim....mas não tão bem explicadinho como vc explicou...

Parabens, servirá de referencia a muitas q se desespera ao fazer esse exame...e te digo mais amiga...foi exatamente isso q senti...foi mais um desconforto do q dor...tenho colicas mensais...então pra mim foi tirar de letra...o q pegou pra mim mesmo...foi uns dias depois...estranho né...mas ai senti colicas fortes....mas nada tbm desesperador...é como vc disse isso varia de ser humano para ser humano...e a resistência a dor...eu na verdade se tivesse q fazer de novo iria de boa...Obrigada por compartilhar.

Bjusss

chaverdecomlimao disse...

Val,
Que boa notícia: trompas perfeitas e tudo certinho pro teu milagrinho se aninhar!
Vai dar certo. Agora a Miss chega, faz uma visitinha e some por 9 meses! hehehe
Beijos e sorte, muita sorte e fé!

Dinha disse...

Val,

Ainda que não sentiu dores, eu tb não senti,como falavam.
Mas cada pessoa é de um jeito e tb depende muito do profissional.
Obrigada pelo apoio!
Beijocas

Ana Artigas disse...

Que bom que você não sofreu Val, a minha não foi tranquila, fiquei quase duas horas na mesa, os técnicos erraram nas posições e demorou muito.
Mas esse é o exame decisivo, se não deu nada, é um bom sina de que vai dar certo logo logo!!!
Bjos
Ana

Nucy disse...

Deus seja louvado Valzita, por ter ocorrido tudo como uma benção...
Eu não fui tão feliz assim, senti dor sim, mas não foi o bicho de sete cabeças que me disseram, acredito que a dor que na verdade é como uma cólica (forte) incomodou mais, devido ao fato de estar tensa(em excesso, confesso)rsrs.
Mas graças a DEUS que o resultado foi satisfatório, é Deus agindo, pode ter certeza!!!
Xerim e fique na paz ♥

Deise disse...

Minha grande Amiga virtual (por enquanto), fiquei muito feliz com o bela notícia.
Sabe...quando fiz minha histero (10.12.2010) em seguida fiquei grávida (23.01.2011), então continuo na minha aposta, que em janeiro você estará com seu bebêzinho em seu ventre.
Estou na torcida!
Um super abraço de Felícia!

Ane disse...

O meu exame também foi tranqüilo, quando bem feito tudo dá certo! Eu fiz no Fleury, com o Dr. Mauro D’avilla, recomendo.
Mas a melhor notícia, que bom que deu tudo certo, hein? Só alegria! EEEEEHHHHHHHHHHH!!!!!!!!
Beijos

lcoml disse...

Oi, estou passando aki pela primeira vez!
Aproveitando pra elogiar o blog, que ta lindo e desejar que td de certo depois dessa noticia maravilhosa!
Beijos

VIVI disse...

olá querida quem me indicou este cantinho foi uma amiga nossa em comum,a Rose do blog de uma tentante,
eu tbm fiz este exame,mas infelizmente não foi dos melhores para mim,mas fico muito feliz em ver que está tudo bem,este exame é crucial para uma tentante!
se quiser saber o que aconteceu comigo de uma passadinha na minha casinha,infelizmente as noticias não são boas como a sua!

beijinhos fica com deus
espero que seu milagrinho venha logo

Gi disse...

Oi li com bastante atenção seu post, nossa no começo fiquei ate assustada, mais que bom que foi tudo bem que não sofreu, sabe sempre fui muito medrosa chorava por qualquer dor, mais depois que perdi meu bebe, sinto que nada mais me fere com tanta intensidade, acredito que Deus ta me dando força e dará a todas nos ne, um super beijo e que tudo de certo e que ano que vem tenhamos boas novas. Lindo dia.

Carla disse...

Val, que alegria saber que está tudo certinho... adoro as tuas explicações sobre os procedimentos, em breve terei que fazer esse exame e já estava bem assustada...foi bom ler teu relato, não parece nenhum bicho de 7 cabeças. Obrigada por compartilhar!!

Beijão

Jacqueline a sonhadora disse...

OI Val...prazer conhecer seu cantinho...
Pelo que eu li vc fez uma histerossalpingografia...Eu estou tentando marcar a minha mas ta dificilde conseguir um lugar que faça aqui no Rj e que aceite meu plano de saude...


Goste muito de ler vc dizendo que foi bem tranquilo seu exame..ao contrari do que li pela net...Fiquei ate com medo...mas agora depois que li aqui fiquei mas tranquila...

Agora amiga é só treinar bastante esse mês...que tem grande chance de engravidar...


Boa sorte e beijos ferteis para vc...

MICHELLE disse...

obrigada pelo cario, eu confio em Deu s e estou tri bem
beijos

Mima. disse...

Val, q maravilha!!Eliminou 16kg!! Nossa!! Tudo de bom, continua com tua dieta q com certeza nestes 3m vc vai chegar onde quer. Hiper estimulante teu comentário. bjão,

Tati - Projeto Bebê da Tati disse...

Oi Val

Já tinha visto comentários seus nos blogs de amigas em comum mais nunca tinha vindo visitar seu blog (não que eu lembre). Mas hj li sobre o seu post e vim ver. Esse exame me causa curisidade; eu o fiz. Só que tive dores horríveis. Realmente tenho problema, tanto é que logo após perdi um bebê na trompa e lá se foi trompa e agora em agosto fiz uma cirurgia tentando recuperar a remanescente e também não foi possível.
Que fique o alerta quanto a dor.
Se praticamente insuportável, como foi comigo, que a pessoa investique, pois mesmo na época nada tendo a apontar como problema, logo apos tive todo o tipo de problema que alguém poderia ter rsrs
E por o exame ter dado bom, fiquei esperando por anos a fio, ate que agora os medicos chegaram a conclusao que só a FIV mesmo.

Agora já estou te seguindo e não te perco mais rsrs

Um grande abraço!

Operação Bebê da Si disse...

Olá, nossa que bom que vc não sentiu dor, pq eu achei que ia morrer de tanta contração, cólica, sangue e dores afins, minha pressão foi lá no pé... acho que cada uma é de um jeito. Parabéns e que logo venha um bebezinho lindo para alegrar todos.

Bjos

Simone

Ariana Marques disse...

ola meninas ,me chamo ariana estou aqui para dividir com voces a minha preucupação,pois na segunda dia 29 estarei fazendo o exame histerossalpingografia,espero que depois dele eu possa engravidar,estou tentando a 5 meses,nossa a cada a uma vontade maior de engravidar.Alguem conhece uma mae que ja engravidou apos o exame?orem por mim.fiquem com Deus.

Anônimo disse...

Olá querida, gostaria de saber em qual unidade de São Paulo você realizou esse exame. Bjs

Anônimo disse...

Val, olha que coisa mais maravilhosa! Ontem estava muito preocupada com o exame que fiz hoje, 09.01.13, já tinha lido algumas coisas na interne, então resolvi escrever no Google as palavras histerossalpingografia dói? e vi o seu blog.
Olha a coincidência, meu exame foi no Laboratório CURA. Chegando lá pensei: tomara que seja o Dr. Daniel que a Val postou! Dito e feito, fiz com o Dr. Daniel, super atencioso e delicado, não senti dor, apenas um desconforto muito pequeno acho que pela cânula e contraste, mas muito menor que cólica menstrual.
As minhas trompras não estão obstruídas, ainda bem!

Então, a todas recomendo muito o CURA Laboratórios da Brigadeiro Luiz Antonio, 4469 - São Paulo - SP.

Val, obrigada por ter me encorajado!
Não sei se vc está grávida já, mas se não tiver estou torcendo muito por vc que tb ama os animais como eu.
Fique com Deus e boa sorte!
Abraços,

Karina - São Paulo

Simone disse...

Val, hoje fiz a tão temível histerossalpingografia, foi tudo exatamente igual ao que vc falou e não senti dor NENHUMA, apenas um pequeníssimo desconforto na introdução da cânula. Tomei 30 gotas de buscopan 1 hora antes, conforme eles recomendaram. Também acho que isso ajudou. Fiz lá no laboratório CURA, por causa da sua indicação e adorei. O DR Daniel que fez. Na hora, quando fiquei sabendo que era ele fiquei mais aliviada. Ele realmente é excelente. Olha, eu ouvi tantos comentários ruins desse exame, que quando acabou eu nem acreditei que não senti NADA. Muito obrigada por ter compartilhado a sua experiência e ter informado o laboratório, foi de grande valia para mim. Recomendo o Laboratório Cura na AV Brigadeiro Luiz Antonio, 4469 e o DR Daniel.
Meninas, não tenham medo, o exame é super rápido, em 20 minutos vc já se trocou,fez o exame e vestiu a roupa.
Abraço. Fique com Deus.

simonefernandes_sf@hotmail.com

Simone disse...

Val, hoje fiz a tão temível histerossalpingografia, foi tudo exatamente igual ao que vc falou e não senti dor NENHUMA, apenas um pequeníssimo desconforto na introdução da cânula. Tomei 30 gotas de buscopan 1 hora antes, conforme eles recomendaram. Também acho que isso ajudou. Fiz lá no laboratório CURA, por causa da sua indicação e adorei. O DR Daniel que fez. Na hora, quando fiquei sabendo que era ele fiquei mais aliviada. Ele realmente é excelente. Olha, eu ouvi tantos comentários ruins desse exame, que quando acabou eu nem acreditei que não senti NADA. Muito obrigada por ter compartilhado a sua experiência e ter informado o laboratório, foi de grande valia para mim. Recomendo o Laboratório Cura na AV Brigadeiro Luiz Antonio, 4469 e o DR Daniel.
Meninas, não tenham medo, o exame é super rápido, em 20 minutos vc já se trocou,fez o exame e vestiu a roupa.
Abraço. Fique com Deus.

simonefernandes_sf@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, Val...
Encontei seu blog ontém (07/02/13), pq faria a histerossalpingografia e confesso que estava com muito medo, pelos relatos que vi na internet. Então resolvi pesquisar: histerossalpingografia no cura e te encontrei, para meu conforto.
Foi td exatamente como vc descreveu aqui, tb fiz com o DR. DANIEL, ele é otimo e explica cada passo. Tenho que dizer que no meu caso senti um pouquinho de dor na hora que era introduzido o contraste, mas pq minhas trompas estão obstruidas, uma totalmente e outra parcialmente. Mas foi o unico incomodo, o DR. DANIEL e super atencioso. PARABÉNS AO CURA E AO DR. DANIEL.

Anônimo disse...

Olá, Val...
Encontei seu blog ontém (07/02/13), pq faria a histerossalpingografia e confesso que estava com muito medo, pelos relatos que vi na internet. Então resolvi pesquisar: histerossalpingografia no cura e te encontrei, para meu conforto.
Foi td exatamente como vc descreveu aqui, tb fiz com o DR. DANIEL, ele é otimo e explica cada passo. Tenho que dizer que no meu caso senti um pouquinho de dor na hora que era introduzido o contraste, mas pq minhas trompas estão obstruidas, uma totalmente e outra parcialmente. Mas foi o unico incomodo, o DR. DANIEL e super atencioso. PARABÉNS AO CURA E AO DR. DANIEL.
OPS: ESQUECI DE ASSINAR: ESTER REIS

Anônimo disse...

Olá Val,
Realizei o exame hoje (03/04/2013) e estava super aflita com o que li na internet. Também fiz no laboratório Cura e com o Dr. Daniel (neste momento só me lembrei do que li aqui no seu blog), e foi tudo muito tranquilo e rápido exatamente como você descreve.
Senti apenas um pouquinho de desconforto pois minha trompa direita está obstruída, mas nada preocupante. A atenção do laboratório Cura e do Dr. Daniel foram excepcionais.

Um Grande abraço.
Danielle

Anônimo disse...

Fiz a histerossalpingografia no Albert Einstein, tomei buscopan duplo uma hora antes,o contraste é aquecido, eles não pinçam, e o aparelho é bem fininho e flexível, senti um pequeno incomodo sim, a minha irma sentiu muuuuita dor, cólicas mais que fortes. A médica disse que geralmente quem não sente cólicas como é o meu caso, não sofre tanto nesse exame, realmente, foi uma pequena cólica sem sofrimentos e em compesação já ganhei meu presente, fiquei grávida no mesmo mes! Boa sorte Meninas!

Anônimo disse...

Fiz este exame sábado dia
08/06/13. Nao doeu nada, foi so uma cólica bem fraquinha, tomei um buscopan 30 minutos antes de realizar o exame. E agora dia 24 de junho tenho uma consulta marcada com meu GO estou anciosa. Mais pelo o que vi estar td ok! Quem quiser entrar em contato comigo pra trocarmos informações ai estar meu email> amandatelles9@hotmail.com esse tbm é meu face. Bjs meninas !!!

Daniela Rochaa disse...

Ola Val...hj venho aqui para te agradecer...já fiz esse exame e sofri muita na primeira vez...o resultado foi que uma das minhas tropas estava obstruir e a outra dilatada.O médico não me deu chances nenhuma de engravidar naturalmente somente com uma FIV ...não me conforme com diagnóstico e troquei de médico e levei os exames que fiz...ele me passou alguns remédios para tentar desobstruir e tive que refazer o exame.
Consegui marcar no Cura....já sabia da dor...então fui preparada,porém depois de ler o seu post fiquei mais tranqüila...e não senti dor,só um desconforto.
O resultado foi que a minha tropa dilatada está normal...e eu posso engravidar.
Estou muito feliz....obrigada pela dica.
Bjs ,Dani

Daniela Rochaa disse...

Ola Val...hj venho aqui para te agradecer...já fiz esse exame e sofri muita na primeira vez...o resultado foi que uma das minhas tropas estava obstruir e a outra dilatada.O médico não me deu chances nenhuma de engravidar naturalmente somente com uma FIV ...não me conforme com diagnóstico e troquei de médico e levei os exames que fiz...ele me passou alguns remédios para tentar desobstruir e tive que refazer o exame.
Consegui marcar no Cura....já sabia da dor...então fui preparada,porém depois de ler o seu post fiquei mais tranqüila...e não senti dor,só um desconforto.
O resultado foi que a minha tropa dilatada está normal...e eu posso engravidar.
Estou muito feliz....obrigada pela dica.
Bjs ,Dani

Renata disse...

Daniela, tudo bem? Que remédios vc tomou para desobstruir as trompas? Pois os médicos que passei disseram que somente FIV e que não tem remédios, pode me ajudar! Obrigado

Renata disse...

Daniela, vc pode passar os nomes dos remédios que o medico te passou para desobstrução das trompas? Obrigado